top of page

A vez da Cabernet Franc

Comumente ofuscada por sua parente Cabernet Sauvignon, essa uva é amplamente empregada em cortes de vinho, principalmente no chamado “Estilo Bordeaux”, mesmo sendo desconhecida para o consumidor mais leigo, sua importância sempre foi notória entre enólogos e sommeliers. Há décadas permanece entre as 20 cepas mais cultivadas do mundo. Entretanto, finalmente a Cabernet Franc tem conquistado seu lugar de destaque nos varietais e com o consumidor comum. Está em voga em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil.

Desconfiava-se que a Cabernet Franc e Sauvignon tinham relação de parentesco por suas similaridades, mas só em 1997 com o mapeamento de DNA comprovou-se que a Cabernet Franc, juntamente com a Sauvignon Blanc, são as genitoras da Cabernet Sauvignon. Mas, ao contrário do que se imaginava, há evidências de que a origem da Cabernet Franc reside na Espanha, no País Basco, e não no noroeste francês como se supunha.

A Cabernet Franc, tradicionalmente, já assinava vinhos solitariamente excepcionais na França, no Vale do Loire e na margem direita da Gironde, em Bordeaux. Nessa última, faz seu exemplar mais desejado e valorizado do mundo, o grande vinho do Château Cheval Blanc, da região de St-Émilion. Também no nordeste da Itália, a Cabernet Franc já era responsável por vinhos reconhecidos no Veneto e na Friuli.

Na produção nacional, a Cabernet Franc tem sido destaque recente e cada vez mais produtores investem no seu cultivo. Isso porque, ela amadurece até mais de uma semana anterior à Cabernet Sauvignon, o que no Brasil, com o risco constante das chuvas na época da colheita, é uma enorme vantagem para garantir a qualidade final do vinho produzido. Além disso, ela tem se adaptado muito bem ao nosso terroir, gerando vinhos atraentes. Hoje, faz o vinho mais caro de nossa região em São Roque, o Cabernet Franc da Vinícola Góes, vendido no produtor por mais de R$100,00 a garrafa. Na Serra Gaúcha, também é destaque, o exemplo mais marcante é o Cabernet Franc da Valmarino, vendido exclusivamente com lista de espera.

O vinho de Cabernet Franc apresenta cor e taninos mais suaves quando comparado à Cabernet Sauvignon. Possui corpo de médio para leve, e aromas frutados mais evidentes e de fácil identificação. Também, pode apresentar mais notas herbáceas, não tão desejáveis, comumente encontradas em vinhos de Cabernet Sauvignon não maduras. Seu perfil aromático padrão é um vinho frutado com notas de groselhas e violetas, com leve toque herbal.


Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page