top of page

Enófilos & Cinéfilos: Esqueça a pipoca!

Vinho e cinema, uma deliciosa combinação. Este mês a coluna é um roteiro com dicas de filmes e documentários sobre vinhos, para assistir com a taça na mão. Pois, Cinema definitivamente combina também com uma boa garrafa de vinho.


Obsessão Vermelha (Red Obsession, 2013, David Roach e Warwick Ross)

Documentário fantástico sobre o mercado mundial de vinhos da atualidade, o que acontece quando o vinho vira objeto de especulações e investimentos financeiros globais? O diretor explora a obsessão chinesa pelos vinhos franceses de Bordeaux e as altas históricas nos preços dos mesmos.


Sour Grapes (Sour Grapes, 2016, Jerry Rothwell e Reuben Atlas)

Envolvente história sobre o maior falsificador de vinhos raros do mundo, que fez grande fortuna nos Estados Unidos, enganando compradores, especialistas e críticos renomados do mercado do vinho. O documentário prende sua atenção do início ao fim, para saber como o fraudador foi desmascarado.


Sideways - Entre umas e outras (Sideways, 2004, Alexander Payne)

Filme de grande sucesso em seu lançamento mistura comédia e drama, regadas a boas doses de vinho. Conta a história de dois amigos que fazem uma viagem pela região vinícola da Califórnia. Como curiosidade, a fama do filme provocou o “Efeito Sideways” no mercado Americano, que foi a grande procura e valorização excessiva da uva Pinot Noir, a favorita e muito elogiada o tempo todo pelo protagonista do filme.


Somm! (Somm!, 2013, Jason Wise)

Documentário angustiante, e ao mesmo tempo divertido, mostra a realidade dos Sommeliers que buscam o título internacional de Master Sommelier, reconhecimento máximo da profissão. Para conseguir o sonhado diploma os candidatos precisam passar por um exame, o mesmo tem índice baixíssimo de aprovação, em 4 décadas menos de 200 aprovados.


Um bom ano (A Good Year, 2006, Ridley Scott)

Max, um investidor londrino, interpretado por Russel Crowe, retorna a França após a morte de seu tio, com quem passou sua infância. O Filme é passado em lindos vinhedos da Provence (França), onde Max agora herdou o Château do tio. A ideia inicial de vender a propriedade vai desaparecendo ao longo do filme, enquanto o personagem relembra sua juventude e se apaixona pelo vinho e pelo povo local.


Vale a pena conferir também os filmes: Mondovino, Decanted., O julgamento de Paris, Caminhando nas nuvens e Surpresas do coração.

Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page