top of page

“O vinho dos reis, o rei dos vinhos”

Assim se referiu ao vinho Tokaji, o então rei da França Luís XIV, com a célebre frase: “Vinum Regum, Rex Vinorum”. Sua notoriedade persistiu até os dias atuais, a região foi declarada Patrimônio da Humanidade, em 2002 pela UNESCO.

Tokaj Hegyalja é a região vinícola mais famosa da Hungria. Com altitudes que variam em torno dos 460m, nas proximidades das montanhas dos Cárpatos. Possui solo vulcânico, com alta concentração de ferro e calcário, gerando um terroir único para as uvas ali cultivadas. Mundialmente conhecida por produzir um vinho doce excepcional, através de uvas afetadas pelo fungo Botrytis Cinerea. Ele faz com que a uva perca água, porém, concentre açúcar e acidez em seu interior. Gerando vinhos com aromas inesquecíveis de mel, frutas secas, damasco, caramelo, pêssego, entre outros. São extremamente frescos na boca e nada enjoativos, apesar de sua altíssima concentração de açúcar residual.

Além dos vinhos doces, os vinhos brancos, inclusive os secos, também podem receber a denominação de Tokaj, quando produzidos dentro da área demarcada e seguindo os parâmetros estabelecidos. Antigamente eram raros, atualmente devido ao mercado e a busca cada vez maior dos consumidores pelos vinhos secos, cresce a produção desse estilo na região.

Apenas 6 uvas brancas são autorizadas na região para elaborar o Tokaj: Furmint, a grande estrela da região e a mais cultivada (60%), Harslevelü (30%) e outras 4 uvas: Yellow Muscat (Sárgamuskotály), Zéta, Kövérszölö e Kabar, que juntas correspondem a 10% do total.

Os vinhos doces de Tokaj mais conhecidos e disputados são o Tokaji Aszú e o Tokaji Essencia. No processo de produção do Tokaji Aszú, ocorre a colheita de uvas botritizadas e seu armazenamento em recipientes de 25Kg (chamados “Puttonyos”), as uvas são adicionadas aos 136 litros de vinho seco, nos Gönc (barrica de carvalho utilizada na região). Quanto mais Puttonyos são adicionados a um Gönc, mais doce e aromático será o vinho. Desta forma, os vinhos Aszú são classificados pela quantidade de Puttonyos. Até 2014 havia Tokaji Aszú de 3, 4, 5 e 6 Puttonyos. Agora, duas categorias deixaram de existir: 3 e 4 Puttonyos.

Já o Tokaji Essencia, o mais caro e raro dos Tokajis, é feito com o caldo de uvas 100% botritizadas, colhidas uma a uma, e colocadas em barris. Pelo peso das uvas, uma pequena quantidade de suco se acumula no fundo do barril, se constituindo no mosto do Essencia. Apenas ele é fermentado para elaborar o Tokaj Essencia. Processo que pode levar muitos meses até ser concluído, por conta dos altos níveis de açúcar no mosto. No final, o vinho é considerado divino. Um único gole pode deixar um sabor inesquecível em sua boca, que persiste por horas após ser deglutido. Apelidado por alguns enófilos como “xixi de Jesus”.





Olá, que bom ver você por aqui!

Sou um parágrafo. Clique para adicionar o seu próprio texto e editar. Sou um ótimo espaço para que seus usuários saibam mais sobre você.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
bottom of page